quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Embelezar o ambiente em que vivemos...

Trabalhar e estudar na Escola Silvio Santos é muito Bom! Mas chegar no portão de entrada e ver as orquídeas que a ATP Daniela Andrioni recolheu do chão e pendurou na árvore, nos faz pensar o quanto é fácil preservar e embelezar o ambiente em que vivemos, com ou sem nenhum custo, apenas com o desejo de ver florescer aquilo que a natureza nos proporciona.
Sensibilidade todos temos, mas consciência é uma atitude que alguns tem, imagine como ficaria muito mais bonito nosso ambiente, se todos tivessem uma pequena atitude...












terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ouro está de parabéns

Os alunos da Escola de Educação Básica Prefeito Silvio Santos visitaram as águas termais do Município de Ouro, na localidade de Nossa Senhora da Saúde no dia 25 de setembro. Na ocasião, esteve presente o governador do Estado de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira e demais autoridades da região. Estamos parabenizando os empreendedores que estudaram, planejaram, investiram e executaram esta maravilhosa obra, que certamente irá proporcionar agradáveis momentos de lazer para a população do município e região.





sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Quando lemos, redefinimos os nossos valores...

Através da Leitura podemos viajar pelo mundo da imaginação e da informação. Os alunos da Escola de Educação Básica Prefeito Silvio Santos exercitam o hábito da leitura visitando cotidianamente a Biblioteca da Escola.

Alunos da 4ª série da Professora Lourdes:


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Movimentos Artísticos: Realismo, Cubismo e Abstracionismo

REALISMO

O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade. São características gerais: o cientificismo, a valorização do objeto, o sóbrio e o minucioso, a expressão da realidade e dos aspectos descritivos

CUBISMO

O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.Principais características: geometrização das formas e volumes; renúncia à perspectiva; o claro-escuro perde sua função; representação do volume colorido sobre superfícies planas; sensação de pintura escultórica; cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

ABSTRACIONISMO

A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata. O Abstracionismo apresenta várias fases, desde a mais sensível até a intelectualidade máxima.

Fonte: www.historiadaarte.com.br


A turma 202 do Ensino Médio da professora Marlene Penteado, criou e reproduziu artes relacionadas aos movimentos do Cubismo, Realismo e Abstracionismo:

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Cantos e encantos em Pirâmides...

A Arquitetura egípcia caracterizou-se por construções monumentais, produzidas com blocos de pedras ou cavadas nas rochas, criadas para expressarem a grandeza de seus faraós-deuses. Esse estilo grandioso de arte deu origem a templos e tumbas, como as pirâmides de Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Cercadas de mistérios, essas pirâmides tinham, no seu interior, passagens secretas, armadilhas e labirintos que escondiam e protegiam o sarcófago do faraó e suas riquezas.


A turma 702, da professora Mafalda Franke (professora de Artes), construiu Móbiles de Pirâmides, contendo um histórico de informações sobre as belezas da arte egípcia:


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Alunos do Ensino Médio na OBFOG 2009

Alunos da Escola de Educação Básica Prefeito Silvio Santos, do 3º ano do Ensino Médio: Queli Cristina Lovatel, Paulo Roberto Zanesco, Eluan Dal Pivo, acompanhados do Professor Carlos Roberto Barth, foram selecionados para participar da 1ª Jornada de Foguetes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que realizou-se em Mendes (RJ) do dia 07 a 12 de setembro de 2009. Cerca de 50 escolas foram selecionadas.
A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Aplica não somente provas, mas também sugere atividades práticas, como observação noturn
a, diurna, construção de maquetes e lançamento de foguetes didáticos.
Dentro da OBA tem a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG).

Fotos da apresentação dos alunos da Escola de Educação Básica Prefeito Silvio Santos na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG):



































































sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Semana da Pátria


Desde o dia 1º de setembro, a Escola de Educação Básica Prefeito Silvio Santos comemorou a Semana da Pátria, o apogeu desta comemoração acontece no dia 7 de Setembro, dia em que comemoramos a Independência do Brasil.
Na ocasião das comemorações, que aconteceram até o dia 4 de setembro, foram abordados assuntos relacionados à cidadania, ao meio ambiente, aos nossos direitos e deveres, a participação na vida política do nosso país, respeito às diferenças culturais e abandono a qualquer tipo de preconceito.

São atitudes como essas, que fazem com que nos tornemos cidadãos de verdade.
Cidadãos merecedores de respeito!

Homenagens à Pátria