sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Alunos desenvolvem Projeto para o Programa Parlamento Jovem

Alunos da Escola Silvio Santos desenvolvem projeto e demais trabalhos para a Nona Edição do Parlamento Jovem:







terça-feira, 17 de novembro de 2009

Programação Cultural - Alunos das 7ª séries visitam o Teatro Alfredo Sigwalt

Na noite do dia 12 de novembro de 2009, as turmas 701, 702 e 703, juntamente com as professoras Vanda e Mafalda (professoras de História e Artes), visitaram o Teatro Alfredo Sigwalt em Joaçaba, no Encontro de Gerações - 1ª Mostra das oficinas de Arte “Ponto de Cultura”, com as seguintes apresentações:
- Danças (Ballet e Capoeira)
- Arte Cênica (adolescentes) com a Peça "Ele é fogo..."
A peça mostrou uma trama interessante, que transmitiu uma mensagem fascinante entre imaginação e realidade, na qual somente a criança pode transformar e salvar o mundo dos monstros "brigueiros".

O objetivo da visita foi de:
- Assistir apresentações artísticas para enriquecer o trabalho em sala de aula;
- Proporcionar aos alunos subsídios teóricos e práticos para o conhecimento dos conceitos da linguagem teatral e a compreensão dos fundamentos estéticos, conceituais e técnicos da arte de encenar.









sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Conferência do Meio Ambiente

A preservação do Meio Ambiente deixou de ser preocupação de alguns e passou a ser de todos. Os alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Prefeito Silvio Santos, participaram na noite do dia 09 de novembro, da Conferência do Meio Ambiente.

O evento foi uma ótima oportunidade para discutir com seriedade questões práticas referentes ao meio ambiente: Legislação, Código Ambiental de Santa Catarina e impactos da agricultura e pecuária. Por essa razão viabilizou-se a possibilidade de refletirmos e agirmos com responsabilidade cada vez maior em relação ao Meio Ambiente.

Palestrantes:

Antonio Maria Hermes - Veterinário e Gerente da CIDASC

José Camilo Pastore - Engenheiro Agrônomo

Gedalva Filipini - Engenheira Ambiental











quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Estudo: Teatro Grego

Com o objetivo de oportunizar materiais diferentes para a realização de peça teatral, os alunos da 7ª 702, da professora Mafalda, confeccionaram máscaras com atadura em gesso, baseadas nos gêneros teatrais Tragédia e Comédia.











quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Escultura e Modelagem

Escultura com Argila e Sabão

Escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto. Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. É considerada a terceira das artes clássicas.

Nas escolas, os materiais mais comuns utilizados como propostas de trabalho com procedimentos de modelagem são: a argila, o sabão e a massa de modelar.

Arte Linear

É a arte criada com linhas que formam composições figurativas ou abstratas.
Criar um trabalho com fios (que também são linhas) é divertido e tem um efeito visual incrível. Você pode criar composições abstratas ou figurativas, tecendo fios ou passando pelos pregos fixados sobre uma base de madeira ou cortiço.

Com o objetivo de conhecer e aprofundar conceitos de produção artística e de materiais para produção de elementos tridimensionais e ainda conhecer procedimentos de se esculpir e modelar, os alunos de 5ª a 8ª série da professora Marlene, produziram peças utilizando argila, sabão e arte linear.