terça-feira, 25 de setembro de 2012

Semana Internacional do Livro de 24 a 29 de Setembro

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

(Clarice Pacheco)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Palestra e Apresentação sobre a Capoeira no Brasil

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros. 
Fonte: www.suapesquisa.com

No dia 20 de setembro, os alunos das 7ª séries, na disciplina de História da professora Vanda, puderam conhecer um pouco mais sobre a História da Escravidão no Brasil, a História da Capoeira e ainda presenciar uma belíssima apresentação de Capoeira com o Professor Rafael e sua equipe.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Viagem de Estudos a Caçador-SC

Com o objetivo de proporcionar aos alunos proximidade com os conteúdos trabalhados em sala de aula, as turmas de 8ª série da disciplina de História, juntamente com alguns alunos da Correção de Fluxo e da 2ª série do Ensino Médio, acompanhados da professora Vanda, da professora Teresinha, do professor Carlos e da diretora Lúcia de Giacometti, realizaram uma Viagem de estudos, na última sexta-feira 14 de setembro, até o município de Caçador-SC.
Na oportunidade os educandos puderam conhecer o Museu do Contestado e o processo de funcionamento da Indústria de Curtume Viposa.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Invasão ITS na E. E. B. Prefeito Silvio Santos

Aconteceu no último dia 06 de setembro, nas dependências da E. E. B. Prefeito Silvio Santos a ação "INVASÃO ITS" nas escolas. A invasão  proporcionou aos educandos momentos de entretenimento, música e diversão com atividades como o "Vai ou Racha", uma brincadeira no estilo pergunta e resposta, com foco no conhecimento e na diversão.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Homenagens à Pátria na E. E. B. Prefeito Silvio Santos

Na Semana da Pátria, a Escola Silvio Santos convida todos para uma reflexão do termo "Independência" no seu sentido mais amplo. "Independência" significa qualidade de vida, saúde, educação, habitação, política social não assistencialista, primeiro emprego assegurado para todos os jovens, não a violência e a corrupção. Chegamos a Independência, mas precisamos manter o direito conquistado trabalhando e construindo esta nação para nós e para as próximas gerações.
É preciso trabalhar a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso País, bem como as grandes realizações e marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Na semana em que comemoramos o Dia da Independência do Brasil, a Escola Prefeito Silvio Santos realizou diversas atividades e apresentou trabalhos produzidos pelos alunos, para lembrarmos que a Independência é a conquista da cidadania que se faz a cada momento!



Um olhar sobre o Brasil

Eu vejo o Brasil
Com sua grande nação
Trabalhando duro
Para ganhar o pão

Eu vejo um trabalhador
Plantando, colhendo, carpindo o chão
E um grande deputado
Roubando da população

Eu vejo um Presidente
Governando seu país
Eu vejo uma Pátria
Lutando para ser Feliz

Eu vejo uma imensidão
Exportando sua produção
Que deu seu sangue para conseguir
E sua força de trabalho para produzir

Eu vejo um grande mercado Mundial
Com a Terceira maior democracia do mundo
Exportando grandes jatos e outros produtos
E alunos pensando no estudo

Eu vejo um povo votando
E um povo vendendo o voto
Eu vejo uma pessoa tentando mudar 
O jeito da gente pensar

Eu vejo um povo unido
Sobre o despertar da Independência 
Trabalhando para viver
Querendo se libertar e fazer seu país crescer

Eu vejo um Brasil de frente
Com um pulsar forte
Seguindo em Frente!

Aluno: Alexandre Brol 
8ª série 

A Escola Silvio Santos é notícia no Jornal o Tempo do dia 07 de setembro de 2012.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Jogos Interseries da E. E. B. Prefeito Silvio Santos

Visando proporcionar a integração dos educandos e promover a prática de atividades esportivas, na modalidade Futsal Masculino e Feminino, a E. E. B. Prefeito Silvio Santos realizou na última sexta-feira 24 de agosto, os Jogos Interséries.