Objetos de Aprendizagem, Simuladores e Sugestões de Sites de
Aprendizagem
LO é a sigla que pode transformar a forma de
ensino-aprendizagem em sala de aula. LO é a abreviatura de “learning objects”,
em português, Objetos de Aprendizagem. Ferramentas que permitem que professores
e alunos explorem conceitos específicos em diversas áreas de conhecimento,
possibilitando novas formas de ensinar e de aprender.
701 - Interpretação: O BICHO - Manuel Bandeira
Leia e escreva no caderno este poema, escrito por Manuel Bandeira e responda as questões:
701 - Interpretação: O BICHO - Manuel Bandeira
Leia e escreva no caderno este poema, escrito por Manuel Bandeira e responda as questões:
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato.
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Questão 2 – Transcreva o verso que sinaliza que o fato é relatado na 1ª pessoa:
Questão 3 – Assinale a alternativa em que se percebe a subjetividade do autor:
a) “Vi ontem um bicho”.
b) “Engolia com voracidade”.
c) “O bicho não era um cão”.
d) “O bicho, meu Deus, era um homem.”.
Questão 4 -Podemos perceber o sentido das palavras pelo contexto em que se encontram. Explique o significado das palavras em destaque:
a) “Catando comida entre os detritos.”
b) “Engolia com voracidade.”
Questão 5 - Em que situação o poeta "encontrou" o Homem? Explique de acordo com seu entendimento.
Questão 6 - Produza um Desenho referente ao Poema.
Questão 7 - Qual tempo Verbal encontram-se os verbos do Poema?
Questão 8 - Escreva os Verbos que encontrar no Poema.
Questão 9 - De acordo com o Poema, como podemos definir o sujeito? Pobre? Rico?
Questão 10 - Em nossas cidades vivemos a situação vivida na poesia? Comente.
Questão 11 - Após assistir o Documentário: Ilha das Flores, faça um breve comentário sobre o mesmo.
FIM!
TURMA 902 - GOING TO
1. Leia e copie o texto a seguir. / Read and copy the text below.
Going To
Today, I'm going to do the shopping and clean up the house. In the afternoon, I'm going to meet my friends and watch a video with them. We're going to spend some time together as we haven't seen each other for a while.
In the evening, I'm going to call my grandmother and tell her I'm going to send her some pictures of my wedding. She's really curious to see them.
Today, I'm not going to work too much because I don't want to get tired. I have an important party to go to on the weekend. I'm really excited about it!
See you! (By Jane Brown)
2. Responda as perguntas / Answer the questions
a. Is Jane Brown going to buy things today?
______________________________________________
b. Is she going to wash anything?
_____________________________________________
3. Mark True or false - Verdadeiro ou Falso
a. Jane is going to make a video with her friends. (.....)
b. She isn't going to spend any time with her friends. (.....)
c. Jane is going to call her grandmother. (.....)
d. Jane is going to work a little. (.....)
e. She has a party to go to on Monday. (.....)
FIM!
_________________________________________________________________________
REDES SOCIAIS - INGLÊS
1. Read the text below / Leiam o texto a seguir.
SOCIAL NETWORK
A social network is a set of social actors (e.g. people, organizations, communities, nations) and a set of social relationships (e.g. friendship/affect, communication, economic transactions, interactions, kinship, authority/hierarchy, trust, social support, diffusion, contagion, shared memberships) among them. Considering social relationships as a network call attention in some manner (e.g. graphically, analytically) to the importance of the pattern or structure of the set of relationships.
The term is used to describe a social structure determined by such interactions. The ties through which any given social unit connects represent the convergence of the various social contacts of that unit. This theoretical approach is, necessarily, relational. An axiom of the social network approach to understanding social interaction is that social phenomena should be primarily conceived and investigated through the properties of relations between and within units, instead of the properties of these units themselves.
2. Answer the Questions / Responda as perguntas
a. What is a social network?
____________________________________________________
b. What do you think about social networks?
____________________________________________________
c. Are you on a social network, for example, "Facebook"?
____________________________________________________
d. Do you know many people who like social networks?
_____________________________________________________
QUIZ SOBRE REDES SOCIAIS:
QUIZ SOCIAL NETWORK
QUANTO VOCÊ "MANJA" DE REDES SOCIAIS?
COMO VOCÊ SE COMPORTA NAS REDES SOCIAIS?
VOCÊ É VICIADO EM REDES SOCIAIS?
REDES SOCIAIS - QUAIS VOCÊ CONHECE?
QUAL REDE SOCIAL MAIS COMBINA COM VOCÊ?
RENASCIMENTO CULTURAL
TURMA 201
1 - O que foi o Renascimento cultural e científico?
2 - Quais os principais artistas do Renascimento?
3 - Quais as principais características do renascimento?
4 - Quais as principais transformações provocadas pelo renascimento?
5 - Quais as principais características da pintura renascentista?
6 - Pesquise e transcreva para seu caderno informações biográficas sobre um artista renascentista? Pesquise também por imagens de obra desse artista.
DICAS DE FILMES E SALA DE AULA
15 Sinopses e atividades de Filmes para a Sala de aula
ATIVIDADES DE QUÍMICA
Adivinhas sobre a Tabela Periódica
Elementos da Tabela Periódica
Estrutura do Átomo e Tabela Periódica
Jogos Tabela Periódica
Nomes e Elementos Químicos
Jogo: Química dos Remédios
Tabela Periódica Interativa
Desafio: Tabela Periódica
Entendendo a Tabela Periódica
GEOGRAFIA
Jogo das Coordenadas
Jogo das Coordenadas TV Ratimbum
Portal do Professor Coordenadas Geográficas
JOGOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - VERBOS
Jogo da Memória
Complete o texto com o Verbo adequado
Quiz sobre Verbos
Palavras Cruzadas sobre Verbos
Conjugador de Verbos
Concordância Verbal
Jogo da Reforma Ortográfica
Tecnologias Educacionais - Língua Portuguesa
Jogos de História
Idade Média - Completar com a palavra correta
JOGOS DE CIÊNCIAS
Quiz Cadeia Alimentar
Jogo Cadeia Alimentar
Responda Cadeia Alimentar
Game Educativo Cadeia Alimentar
Atividades Cadeia Alimentar
Exercício Cadeia Alimentar
Relações Ecológicas
Biologia Pirâmides Ecológicas
Conceitos de Ecologia
JOGOS - QUIZ DE MATEMÁTICA
SIMULADO DE MATEMÁTICA
Parquinho da Matemática
Execícios de Matemática
Testes de Matemática do Canguru
Revisão de Matemática 7º ano
Teste de Matemática on-line
Atividades e objetos de aprendizagem
Tecnologias educacionais - Matemática
PESQUISA SISMEDIO DIVERSIDADE CULTURAL
Clique aqui e responda o questionário
JOGOS DE GEOGRAFIA
Pintado as Regiões
Jogos dos Estados Brasileiros
Estados e Capitais
Cidades do Brasil
Escola Games Geografia do Brasil
Pesquisa PENOA Língua Portuguesa e Matemática:
Tecnologias na Aprendizagem
Sugestões de Filmes para trabalhar na Sala de Aula
Resenhas de Filmes e propostas pedagógicas
Atividades Ossos do Corpo Humano
Relacione
Quiz Ossos do Corpo Humano
Jogo dos Ossos
Jogo de Montagem
Ossos do Corpo Humano
Geografia
Jogo das Pirâmides etárias
Jogo da População
Jogo da População Brasileira
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato.
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Questão 1 – O autor narra um acontecimento que o impressionou. A que fato ele se refere?
Questão 2 – Transcreva o verso que sinaliza que o fato é relatado na 1ª pessoa:
Questão 3 – Assinale a alternativa em que se percebe a subjetividade do autor:
a) “Vi ontem um bicho”.
b) “Engolia com voracidade”.
c) “O bicho não era um cão”.
d) “O bicho, meu Deus, era um homem.”.
Questão 4 -Podemos perceber o sentido das palavras pelo contexto em que se encontram. Explique o significado das palavras em destaque:
a) “Catando comida entre os detritos.”
b) “Engolia com voracidade.”
Questão 5 - Em que situação o poeta "encontrou" o Homem? Explique de acordo com seu entendimento.
Questão 6 - Produza um Desenho referente ao Poema.
Questão 7 - Qual tempo Verbal encontram-se os verbos do Poema?
Questão 8 - Escreva os Verbos que encontrar no Poema.
Questão 9 - De acordo com o Poema, como podemos definir o sujeito? Pobre? Rico?
Questão 10 - Em nossas cidades vivemos a situação vivida na poesia? Comente.
Questão 11 - Após assistir o Documentário: Ilha das Flores, faça um breve comentário sobre o mesmo.
FIM!
TURMA 902 - GOING TO
1. Leia e copie o texto a seguir. / Read and copy the text below.
Going To
Today, I'm going to do the shopping and clean up the house. In the afternoon, I'm going to meet my friends and watch a video with them. We're going to spend some time together as we haven't seen each other for a while.
In the evening, I'm going to call my grandmother and tell her I'm going to send her some pictures of my wedding. She's really curious to see them.
Today, I'm not going to work too much because I don't want to get tired. I have an important party to go to on the weekend. I'm really excited about it!
See you! (By Jane Brown)
2. Responda as perguntas / Answer the questions
a. Is Jane Brown going to buy things today?
______________________________________________
b. Is she going to wash anything?
_____________________________________________
3. Mark True or false - Verdadeiro ou Falso
a. Jane is going to make a video with her friends. (.....)
b. She isn't going to spend any time with her friends. (.....)
c. Jane is going to call her grandmother. (.....)
d. Jane is going to work a little. (.....)
e. She has a party to go to on Monday. (.....)
FIM!
_________________________________________________________________________
REDES SOCIAIS - INGLÊS
1. Read the text below / Leiam o texto a seguir.
SOCIAL NETWORK
A social network is a set of social actors (e.g. people, organizations, communities, nations) and a set of social relationships (e.g. friendship/affect, communication, economic transactions, interactions, kinship, authority/hierarchy, trust, social support, diffusion, contagion, shared memberships) among them. Considering social relationships as a network call attention in some manner (e.g. graphically, analytically) to the importance of the pattern or structure of the set of relationships.
The term is used to describe a social structure determined by such interactions. The ties through which any given social unit connects represent the convergence of the various social contacts of that unit. This theoretical approach is, necessarily, relational. An axiom of the social network approach to understanding social interaction is that social phenomena should be primarily conceived and investigated through the properties of relations between and within units, instead of the properties of these units themselves.
2. Answer the Questions / Responda as perguntas
a. What is a social network?
____________________________________________________
b. What do you think about social networks?
____________________________________________________
c. Are you on a social network, for example, "Facebook"?
____________________________________________________
d. Do you know many people who like social networks?
_____________________________________________________
QUIZ SOBRE REDES SOCIAIS:
QUIZ SOCIAL NETWORK
QUANTO VOCÊ "MANJA" DE REDES SOCIAIS?
COMO VOCÊ SE COMPORTA NAS REDES SOCIAIS?
VOCÊ É VICIADO EM REDES SOCIAIS?
REDES SOCIAIS - QUAIS VOCÊ CONHECE?
QUAL REDE SOCIAL MAIS COMBINA COM VOCÊ?
RENASCIMENTO CULTURAL
TURMA 201
1 - O que foi o Renascimento cultural e científico?
2 - Quais os principais artistas do Renascimento?
3 - Quais as principais características do renascimento?
4 - Quais as principais transformações provocadas pelo renascimento?
5 - Quais as principais características da pintura renascentista?
6 - Pesquise e transcreva para seu caderno informações biográficas sobre um artista renascentista? Pesquise também por imagens de obra desse artista.
DICAS DE FILMES E SALA DE AULA
15 Sinopses e atividades de Filmes para a Sala de aula
ATIVIDADES DE QUÍMICA
Adivinhas sobre a Tabela Periódica
Elementos da Tabela Periódica
Estrutura do Átomo e Tabela Periódica
Jogos Tabela Periódica
Nomes e Elementos Químicos
Jogo: Química dos Remédios
Tabela Periódica Interativa
Desafio: Tabela Periódica
Entendendo a Tabela Periódica
GEOGRAFIA
Jogo das Coordenadas
Jogo das Coordenadas TV Ratimbum
Portal do Professor Coordenadas Geográficas
JOGOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - VERBOS
Jogo da Memória
Complete o texto com o Verbo adequado
Quiz sobre Verbos
Palavras Cruzadas sobre Verbos
Conjugador de Verbos
Concordância Verbal
Jogo da Reforma Ortográfica
Tecnologias Educacionais - Língua Portuguesa
Jogos de História
Idade Média - Completar com a palavra correta
JOGOS DE CIÊNCIAS
Quiz Cadeia Alimentar
Jogo Cadeia Alimentar
Responda Cadeia Alimentar
Game Educativo Cadeia Alimentar
Atividades Cadeia Alimentar
Exercício Cadeia Alimentar
Relações Ecológicas
Biologia Pirâmides Ecológicas
Conceitos de Ecologia
JOGOS - QUIZ DE MATEMÁTICA
SIMULADO DE MATEMÁTICA
Parquinho da Matemática
Execícios de Matemática
Testes de Matemática do Canguru
Revisão de Matemática 7º ano
Teste de Matemática on-line
Atividades e objetos de aprendizagem
Tecnologias educacionais - Matemática
PESQUISA SISMEDIO DIVERSIDADE CULTURAL
Clique aqui e responda o questionário
JOGOS DE GEOGRAFIA
Pintado as Regiões
Jogos dos Estados Brasileiros
Estados e Capitais
Cidades do Brasil
Escola Games Geografia do Brasil
Pesquisa PENOA Língua Portuguesa e Matemática:
Tecnologias na Aprendizagem
Sugestões de Filmes para trabalhar na Sala de Aula
Resenhas de Filmes e propostas pedagógicas
Atividades Ossos do Corpo Humano
Relacione
Quiz Ossos do Corpo Humano
Jogo dos Ossos
Jogo de Montagem
Ossos do Corpo Humano
Geografia
Jogo das Pirâmides etárias
Jogo da População
Jogo da População Brasileira
Vários Jogos de Geografia
Jogos de Matemática
Jogos de Tabuada
Labirinto da Tabuada
Jogos de Multiplicação
Situações-problema envolvendo a Multiplicação
Língua Portuguesa
Caça-palavras
Organizar Frases
Organizar em ordem Alfabética
Organizar Ordem Alfabética
Bingo dos Antônimos
Resolvendo Situações-problemas
Problemas envolvendo multiplicação e divisão
Jogos de Inglês
Corpo Humano
Vocabulário Corpo Humano
Jogo da Memória do Corpo Humano
Associação Corpo Humano
Função de Primeiro Grau
Atividades Função Afim
Construindo Gráficos de uma Função
Sistema Solar - Geografia
Formação do Sistema Solar
Atividades sobre o Sistema Solar
Química
Caça Ligações Químicas
Explicação Ligações Químicas
Ligações Químicas
Palavras Cruzadas Ligações Químicas
Diversos Jogos de Química
Jogos das Cores em Inglês
Colour Balls
Jogo das Cores da Moda
Pinte com as Cores corretas
Colorir Palhaço
Acerte a Cor
Jogo de Cores
Diversos Jogos de Inglês
Simulados de Matemática
6º Ano
Exercícios de Matemática 01
Exercícios de Matemática 02
Exercícios de Matemática 03
Exercícios de Matemática 04
Exercícios de Matemática 05
7º Ano
Exercícios de Matemática 06
Exercícios de Matemática 07
Exercícios de Matemática 08
TANGRAM
Exercícios de Língua Portuguesa e Matemática
Diversos exercícios e atividades de Língua Portuguesa e Matemática
Jogos de Língua Portuguesa
Smartkids Sinônimos e Antônimos
Jogo dos Antônimos
Jogo dos Antônimos Escolovar
Jogo dos Sinônimos e Antônimos Atividades educativas
Jogo dos Sinônimos
Cruzadinha Sinônimos e Antônimos
Atividades de Matemática
Aprendendo Matemática
Desvendando a Senha
Equações do Primeiro Grau
Combinação
Arranjo
Permutação
Porcentagem
GEOMETRIA
Geometria Plana
Geometria Espacial
Geometria Poliedros
SIMULADOS DA PROVA BRASIL 5º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA 01
LÍNGUA PORTUGUESA 02
LÍNGUA PORTUGUESA 03
LÍNGUA PORTUGUESA 04
MATEMÁTICA 01
MATEMÁTICA 02
MATEMÁTICA 03
MATEMÁTICA 04
Atividades e Jogos Pedagógicos sobre o Meio Ambiente
Coleta Seletiva
Quiz do Meio Ambiente
Teste seus conhecimentos sobre o Meio Ambiente
Quiz atitudes que ajudam o Meio Ambiente
Caminho da Reciclagem
Jogo da Água
Caça Palavras Ecologia
Caça Palavras Meio Ambiente
Cruzadas Meio Ambiente
Meio Ambiente Palavras Cruzadas
Limpe a Praia
Meio Ambiente Caça Palavras
Baralho Ambiental
Site com Atividades sobre o Meio Ambiente
Sites pela Internet com conteúdos Educacionais
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/internet/sitedavez/0000.htm
http://webeduc.mec.gov.br/educacionais.php
http://www.noas.com.br/
Simulados da Prova Brasil
Simulado de Matemática
Simulado de Língua Portuguesa
Site com diversos Simulados da Prova Brasil 2013
Jogos dos Verbos
Complete as lacunas com o verbo e o tempo:
http://www.anossaescola.com/cr/testes/verboEJA3.htm
Jogo da Forca Verbos:
http://www.jogue.net/Jogos-online/Jogos-De-Forca/Jogo-Da-Forca-De-Verbos/
Ligue o verbo ao tempo correspondente:
http://escola.britannica.com.br/static/Portuguese-static-content/lm/GE_4_5/GE_4_5.htm
Escreva os verbos de maneira correta:
http://www.imagem.eti.br/jogo-da-ortografia/jogo-da-ortografia-sobre-verbos.php
Teste da Reforma Ortográfica:
http://g1.globo.com/FlashShow/0,,19632,00.swf
Jogos dos Verbos e Preposições:
http://profpaulo.weebly.com/uploads/3/9/4/7/394769/verbos_e_preposicoes.swf
Jogos de Aprendizagem Diversos:
http://ciadoverbo.wordpress.com/jogos-educativos/
Datas Comemorativas
07 de Setembro - Independência do Brasil
Trívia da Independência
Quiz da Independência
Colorir Independência
7 Erros Independência do Brasil
Química
Assunto: Comprando Compostos Orgânicos no Mercado
Descrição: O objeto tem como objetivo relacionar compostos
orgânicos com alimentos encontrados no supermercado.
Assunto: Balanceamento de Equação Química
Descrição: O objetivo é interagir com um professor virtual
que irá lhe ajudar a realizar balanceamentos de equações químicas.
Assunto: Dentro das Leis
Descrição: O objetivo é distinguir, reagente de produto e
vice-versa, as leis de Lavoisies, Proust e Dalton. Saber qual é a influência
das leis ponderais na química e no nosso cotidiano. Relacionar as leis em suas
devidas proporções.
Biologia e Ciências
Assunto: Biologia Genética – Vendo o Mundo com Outros
Olhos
Descrição: Estimular a percepção dos alunos em relação aos
conceitos biológicos envolvidos em situações do dia-a-dia. Entender casos de
genes recessivos (ligados ao sexo). Relacionar características genotípicas e
fenotípicas dos indivíduos. Calcular probabilidades.
Assunto: Conhecendo o Universo
Descrição: Objetivo é conhecer o universo e os planetas do
sistema solar.
Assunto: Biodiesel
Descrição: O objetivo é compreender o processo de produção
do Biodiesel. Conhecer os principais produtos utilizados na fabricação do
biocombustível nas regiões brasileiras e no mundo. Refletir sobre a utilização
dos Biocombustíveis como alternativa para preservação do Meio Ambiente.
Assunto: Sistema Circulatório
Descrição: Observar como funciona nosso Sistema
Circulatório.
Assunto: Sistema Respiratório
Descrição: Observar o funcionamento do Sistema Respiratório.
Assunto: Sistema Digestório
Descrição: Observar o funcionamento do Sistema Digestório
Assunto: Sistema Urinário
Descrição: Observar o funcionamento do Sistema Urinário
Física
Assunto: Física Moderna – Pato Quântico
Descrição: O objetivo é observar o efeito fotoelétrico, cuja
explicação envolve o conceito de quanta da luz (fóton) dado por Einstein em
1905.
Assunto: Empuxo
Descrição: Verificar os efeitos do empuxo quando um bloco
preso a uma mola entra na água. Um diagrama de forças é mostrado e é possível
alterar a constante da massa do bloco e da mola.
Assunto: Como funciona uma Panela de Pressão
Descrição: Simular o funcionamento de uma panela de pressão.
Assunto: Queda Natural
Descrição: Simular e modificar pesos das maçãs para analisar
o tempo e a velocidade de queda.
Assunto: Desafio Eletrizante
Descrição: O objetivo é trabalhar conceitos de eletricidade
predial e propriedades de circuitos elétricos em paralelo.
Língua Portuguesa
Assunto: Desarollar (Português/Espanhol)
Descrição: Permitir ao aluno perceber que palavras com uma
escrita semelhante a sua pronúncia podem ter significado diferente.
Assunto: Fábulas
Descrição: Produzir diferentes fábulas utilizando-se de
variados cenários, personagens e objetos. Respeitar a liberdade de criação e
expressão da criança.
Assunto: Histórias Fantásticas
Descrição: Estimular a produção textual a partir de
cenários, personagens e diferentes objetos. Explorar a escrita de história de
forma autônoma e criativa.
Assunto: Por uma Vírgula
Descrição: Empregar corretamente os sinais de pontuação.
Analisar a mensagem que se deseja transmitir e pontuar a frase de acordo com o
sentido que queira dar a ela.
Assunto: Tirinhas
Descrição: Utilizar a criatividade e a escrita de forma
autônoma na produção de tirinhas.
Assunto: Uso dos Porques
Descrição: Empregar corretamente, no contexto textual, os
diferentes “porques”.
Inglês
Assunto: Pronúncia
Descrição: Enriquecer o vocabulário através de diversas
atividades.
Assunto: Estrutura Sintática
Descrição: De forma divertida, compreender a estrutura
sintática com vocábulos importantes para a compreensão do inglês.
Assunto: Enrolando a Língua
Descrição: Estimular a percepção entre a grafia e a
pronúncia dos falsos cognatos.
Assunto: Escrevendo Histórias
Descrição: Estimular a produção textual tanto da língua
portuguesa, quanto da língua inglesa, através de diferentes cenários,
personagens e objetos.
Matemática
Assunto: Projeto Ativa – Balança Interativa e Cartas
Interativas
Descrição: Compreender o sentido de incógnitas e valores
desconhecidos. Trabalhar conceitos algébricos. Interpretar resultados em
equações.
Assunto: Construtora RIVED
Descrição: Perceber que diferentes unidades de medidas podem
representar a mesma área. Transformar adequadamente unidades de medidas. Saber
calcular a área de um determinado ambiente.
Assunto: Desafio Empresarial
Descrição: Ler e interpretar gráficos, identificar
coordenadas de pontos. Calcular a distância entre dois pontos.
Assunto: É o Bicho
Descrição: Interpretar resultados das situações-problema.
Relacionar atividades de adição e subtração.
Assunto: Arquitetura das Escadas
Descrição: Relacionar conceitos estudados sobre semelhança
de triângulo, teorema de Tales, proporcionalidade. Medir e calcular dimensões
de uma escada real.
Assunto: Feira dos Pesos
Descrição: Introduzir conceitos algébricos. Seriar pesos
desconhecidos e fazer comparações utilizando uma balança.
Assunto: Gangorra Interativa
Descrição: Comparar e estabelecer relações entre grandezas.
Resolver problemas envolvendo grandezas.
Assunto: Grande Prêmio Funcional
Descrição: Estudar gráficos de uma função de 1º grau e os
seus coeficientes.
Assunto: Números Múltiplos
Descrição: Identificar se um número é ou não múltiplo de
outro.
Assunto: Pontos em Batalha
Descrição: Ler e interpretar gráficos e identificar
coordenadas de pontos.
Assunto: Gráficos envolvendo funções trigonométricas
Descrição: Controlar os coeficientes de várias funções e
observar o efeito dessas mudanças nos gráficos.
Assunto: Permutação
Descrição: Interpretar o problema proposto reconhecendo que
se trata de permutação, a calcular através das fórmulas disponibilizadas as
atividades e avaliar seu aprendizado.
Assunto: Arranjo
Descrição: Conceituar, diferenciar e aplicar operações
básica envolvendo Arranjo.
Assunto: Combinação
Descrição: Calcular números de possibilidades determinados
através da análise combinatória.
Assunto: Coordenadas de um ponto
Descrição: Representar coordenadas de um ponto em um plano.
Assunto: Decifrando Mapas, Tabelas e Gráficos
Descrição: Interpretar mapas, decifrar distâncias e
velocidades em uma viagem interativa.
Assunto: Distância entre dois pontos
Descrição: Através da Batalha Naval calcular a distância
entre dois pontos
Assunto: Escalas – A Matemática das plantas de casas e
mapas
Descrição: Trabalhar e interpretar escalas.
Assunto: Frações
Descrição: Trabalhar com frações. Representar diferentes
frações.
Assunto: Função Exponencial
Descrição: Trabalhar com função exponencial.
Assunto: Futebol
Descrição: Compreender a relação entre o comprimento de um
arco de circunferência e o ângulo central a partir de cobranças de pênaltis.
Assunto: Marés e Trigonometria
Descrição: Estudar sobre Funções Trigonométricas.
Assunto: Molas
Descrição: Estudar trigonometria com Molas.
Assunto: Krafthaus
Descrição: Apresenta diversas atividades para proporcionar aprendizagem Matemática e também em Língua Portuguesa
Fonte: http://www.krafthaus.com.br/v3/
História
Assunto: Era Feudal
Descrição: Reconhecer diferentes agentes sociais e os
contextos envolvidos na produção do conhecimento histórico.
Assunto: URSS – A formação e queda de um Império
Descrição: Objeto que simula o processo de formação da União
das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Declínio e Dissolução.
Assunto: Segunda Guerra Mundial
Descrição: Simulador que apresenta a cronologia do Conflito
e a participação brasileira.
Assunto: Passeatas contra a Ditadura Militar
Descrição: Apresenta as passeatas ocorridas contra a
Ditadura Militar na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: http://www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/multimidia/rotas/arquivo_rotas_100121.swf
Assunto: O Tesouro Perdido das Missões
Descrição: Simulador sobre as Missões Jesuíticas
Assunto: Formação da Grécia Antiga
Descrição: Observar diversas informações sobre a Grécia
Antiga e outros povos da antiguidade oriental e ocidental.
Assunto: Engenho de Açúcar
Descrição: Observar a presença dos engenhos de açúcar no
Brasil colonial.
Assunto: Mistério nos Trilhos
Descrição: Simular o processo de ocupação do território
paulista.
Assunto: Curiosidade sobre a História do Brasil
Descrição: Conhecer algumas curiosidades sobre a História do
Brasil.
Assunto: Controvérsias sobre o Descobrimento
Descrição: Aprofundar seu conhecimento acerca do
Descobrimento do Brasil.
Assunto: A Rota do Inca
Descrição: Analisar a rota dos Incas na América do Sul
Assunto: Revolução de 30
Descrição: Simulador sobre a Revolução de 1930 sob a
perspectiva dos catarinenses.
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/swf/13_09_2010_revolucao1930/index.html
Assunto:
Veja como é a vida na selva com as FARCs
Descrição:
Conhecer a vida dos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias
da Colômbia.
Filosofia
Assunto:
Casas de Banho da Roma Antiga
Descrição:
Simulador que apresenta atividades sociais presentes na antiga Roma.
Assunto:
Um Dia Comum
Descrição:
Simulador que mostra a ideia de seres superiores controlando a vida
dos seres humanos.
Assunto:
5.400 anos de História da Humanidade
Descrição:
Principais fatos e personagens da História da Humanidade – Linha
do tempo
Assunto:
Aborto no Brasil
Descrição:
Simulador mostra levantamento de dados sobre o perfil das mulheres
que praticam o aborto no país.
Assunto:
África - Berço da Humanidade e do Conhecimento
Descrição:
Observa a cultura e as tecnologias antes da exploração colonial.
Assunto:
Comunidades Quilombolas
Descrição:
Conferir a concentração de Comunidades Quilombolas pelo Brasil
Assunto:
Principais Filósofos da Grécia
Descrição:
Apresentar alguns dos principais filósofos da Grécia Antiga.
Geografia
Assunto:
BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China)
Descrição:
Obter informações sobre o crescimento econômico dos países
integrantes.
Fonte:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2012/sociologia_simuladores/brics.swf
Assunto:
Unidades do Relevo Brasileiro
Descrição:
Conhecer a localização dos planaltos, planícies e depressões do
Brasil.
Assunto:
Usina Hidrelétrica
Descrição:
Entender como ocorre a transformação de energia hidráulica em
eletricidade.
Assunto:
Capitão Tormenta e Paco em Movimentos da Terra
Descrição:
Facilitar o entendimento do tema sobre os Movimentos da Terra.
Assunto:
Capitão Tormenta e Paco em Fusos Horários
Descrição:
Compreender o que são os fusos horários e sua origem. Trabalhar as
questões sobre equinócios e solstícios.
Assunto:
Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano
Descrição:
Conhecer e identificar as estações do ano e suas. Analisar
diferenças de temperatura entre as estações.
Assunto:
Tsunami
Descrição:
Observar como se originaram as ondas gigantes que causaram destruição
na Indonésia em 2010.
Assunto:
Tratamento da Água
Descrição:
Conferir as etapas do ciclo urbano da água.
Assunto:
Terremotos
Descrição:
Obter informações sobre placas tectônicas e falhas geográficas.
Assunto:
Tipos de Solo
Descrição:
Explicar o processo de intemperismo que origina os diferentes tipos
de solo.
Assunto:
Tempo Geológico
Descrição:
Analisar as observações de Darwin, o qual concluiu que a Terra era
mais velha do que se imaginava.
Assunto:
Sistema Solar em 3D
Descrição:
Entender os movimentos dos planetas no sistema e reconhecer as
constelações.
Assunto:
Sistema Solar
Descrição:
Explorar o Sistema Solar.
Assunto:
GPS
Descrição:
Explicar técnicas e ferramentas atuais utilizadas na Cartografia
para o Posicionamento Geográfico Global.
Fonte:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/GEOGRAFIA/gps.swf
Assunto:
Tsunamis
Descrição:
Entender como ocorrem os Tsunamis
Assunto:
Embalagens Tetra Pak
Descrição:
Observar o caminho que as embalagens percorrem desde que são
descartadas até a sua reciclagem.
Assunto:
Produção Industrial
Descrição:
Simulador da matéria-prima à industrialização e as consequências
para o meio ambiente.
Assunto:
Posição do Sol
Descrição:
Observar a posição do sol em cada dia do ano.
Assunto:
Efeito Estufa
Descrição:
Explicar a formação do efeito estufa e como ele colabora
Assunto:
Nosso Lugar no Universo
Descrição:
Apresentar a teoria do Big Bang e explicar os movimentos da Terra.
Assunto:
Formação dos Continentes
Descrição:
Explicar a Teoria da Deriva Continental e mostrar locais onde ocorrem
terremotos e vulcões.
Assunto:
Ilhas de Calor
Descrição:
Obter informações sobre o fenômeno e a relação entre
urbanização, poluição e vegetação.
Assunto:
Furacão
Descrição:
Entender como se forma um dos fenômenos mais violentos e
impressionantes da atmosfera.
Assunto:
Energia Solar
Descrição:
Observar a importância da Energia Solar.
Assunto:
Fases da Lua
Descrição:
Entender as mudanças de Fases da Lua.
Assunto:
Eclipse Solar
Descrição:
Entender como ocorre o Eclipse Solar
Assunto:
Eclipse Lunar
Descrição:
Entender como ocorre o Eclipse Lunar.
Assunto:
Distribuição dos Raios Solares
Descrição:
Verificar a inclinação da Terra e a distribuição dos raios
solares sobre o planeta.
Assunto:
Ciclo da Água
Descrição:
Identificar as fases do ciclo da Água.
Assunto:
Como se formam os Ventos
Descrição:
Mostrar a formação dos ventos da escala local à Global.
Fonte:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/6243/Comoseformamosventos.swf?sequence=1
Assunto:
Curvas de Nível
Descrição:
Observar as curvas de níveis nas representações cartográficas.
Assunto:
Chuva Ácida
Descrição:
Observar as causas e consequências da Chuva Ácida.
Assunto:
Energia dos Rios
Descrição:
Observar informações sobre rios, hidrelétricas e relevos.
Assunto:
Blocos Econômicos
Descrição:
Mostrar a evolução dos “Blocos Econômicos” ao longo da
História.
Assunto:
A Expansão Humana
Descrição:
Simulador sobre a evolução humana, associada aos recursos
utilizados da natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário