PROJETOS INTERDISCIPLINARES SISMÉDIO
LINKS IMPORTANTES:
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:
- Título: Nós no Plural
- Subtítulo: Construção da Identidade e Respeito à Diversidade
- Crédito do/s autor/es do relato de experiência:
Escola
de Educação Básica Prefeito Silvio Santos – Ouro /SC
Regional
de Joaçaba – 7ª GERED
Edinara Madruga e Souza -
Ciências Humanas – Geografia e Filosofia
Elaine da Silva Bortoli -
Ciências da Natureza - Biologia
Juçara Surdi Bertola –
Linguagens - Arte
Luciana Milan Stringhi –
Lingua gens - Inglês
Márcia Maria Coronetti –
Linguagens - Português
Teresinha Fedrizzi Faccin –
Ciências da Natureza - Química
Vanda Marli Reck – Ciências
Humanas - História
- Seção “Referências”:
Resenha
da peça "O Auto da Barca do Inferno" do Gil Vicente -
disponível
em
<
https://www.youtube.com/watch?v=MrGL8tAJyZ4>
acesso em 13 de setembro de 2014.
CEREJA, Willian e
MAGALHÃES, Thereza.
Português Linguagens. Ed. Saraiva: São Paulo, p 101. 2010.
Nas páginas do facebook da E
E B Prefeito Silvio Santos e no blog estão as atividades realizadas:
http://eebpss-gama.blogspot.com.br/
A
humanidade sempre teve reações variadas pelas diferenças que
percebiam entre si e os vários povos com os quais tinham contato.
Elas eram e são as mais diversas: desde o
medo e a repulsa, até a curiosidade e o apreço. Nas
escolas, o reflexo disso está no comportamento intolerante dos
alunos em relação ao diferente, o qual se evidencia,
principalmente, na prática do bullying.
A
pluralidade do Mundo presente nos exige pensar uma educação para a
diversidade, respeito, a participação e os procedimentos
democráticos.
Os
conceitos de identidade individual, de grupo, social, nacional, ou
outros, tal como os conceitos de interação e de participação, são
fundamentais na contextualização do saber, do ser e do saber estar,
hoje.
Devemos
buscar a qualidade nas
pequenas ações e interações do cotidiano: no nosso jeito de nos
comunicar com os outros, na nossa forma de lidar com conflitos e
sentimentos como frustração e raiva, na nossa capacidade de
reconhecer e valorizar as diferenças e de sermos tolerantes.
Pensar o multiculturalismo,
talvez seja um dos caminhos para combater os preconceitos e as
discriminações.
“Na
escola confrontamo-nos com os outros, os que nos ensinam, aqueles a
quem reconhecemos autoridade, os que têm opiniões ou posições
opostas ou semelhantes. A participação ativa na vida da escola
estimula o conhecimento dos problemas, aumentando a responsabilidade
e o sentido da eficácia nas atividades desempenhadas. Educar é
proporcionar situações de aprendizagem, momentos em que cada um se
pode sentir implicado na construção do saber e do tornar-se pessoa.
Conhecer-se a si mesmo, conhecer o outro, contrapor-se ao Mundo e
ao(s) outro(s), ser capaz de interagir numa contínua construção de
identidade constitui o elemento essencial, o fundamento, de toda a
ação educativa. Aqui está a dimensão ética do processo
educativo, a responsabilização do indivíduo, a garantia assim
conseguida de liberdade pessoal, a afirmação dos valores e a sua
concretização efetiva em práticas de aprendizagem, ou, para melhor
dizer, em práticas de vida” (Maria
José Sá Correia, Luís Mendes, José António Sant'Ana - Educar
para a Diversidade, Valores e Atitudes: - Que propósitos, prática e
perspectivas? - Maio de 1999).
Com
o desejo de empreender relações mais solidárias, dialógicas e
humanitárias a nossa Escola
instituiu ações que visam envolver a comunidade e divulgar os
conhecimentos reelaborados, descobertas e principalmente
manifestações artísticas de um trabalho interdisciplinar capaz de
abordar cabalmente os problemas e questões do Mundo real e atual.
Desde 2007 levamos diversos temas polêmicos para reflexão na
“Caminhada da Paz” e/ou “Noite Cultural”, através de
atividades artístico culturais.
Este
ano, o evento será a IV Noite Cultural, intitulada “O Plural de
Nós” que abordará o tema Diversidade. Criando, assim, espaços de
mediação e manifestação da cultura juvenil. Essas manifestações
podem e devem ser utilizadas como ferramentas que facilitem a
interlocução e o diálogo entre os jovens, profissionais da
educação e comunidade escolar, contribuindo assim para o
desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.
O
tema Diversidade será incorporado como material de reflexão e
discussão numa proposta integrada entre as disciplinas de português,
inglês, arte, geografia, história, filosofia, química e biologia,
por meio de métodos interativos, integrados ao currículo da 1ª
série do Ensino Médio e que promovam a valorização do ser humano
na sua individualidade.
O Objetivo Geral de nosso
trabalho é Reconhecer
o caráter multiétnico e a diversidade cultural da sociedade
brasileira, nossas
diferenças físicas, de temperamento, estilos e crenças adotando
perante tal pluralidade atitudes isentas de preconceitos.
Em Língua Portuguesa, após
estudarem o período histórico/literário referente ao Humanismo
através de uma análise do “Auto da Barca do Inferno” de Gil
Vicente, a professora propôs uma releitura com dramatização
levando o aluno a refletir o quanto somos responsáveis pela
construção de nossa identidade social.
O trabalho tem sequência com
a análise do perfil que cada um expõe em redes sociais buscando
refletir sobre a ética na internet e a importância de se tomar
cuidado com suas postagens, a escolha de suas comunidades, seus
comentários, etc, pois eles definem o seu perfil e identidade
sócio-cultural.
Em
Inglês a professora utilizou a música True
colors de Cyndi Lauper para
abordar o preconceito existente em nossa sociedade e os motivos que
levam as pessoas a essas atitudes. Introduziu vocabulários e
expressões em inglês sobre o tema Preconceito e Racismo, como por
exemplo Bullying
e cyberlullying.
Revisou o uso das Interrogative words Whs e relembrou o uso dos
Personal, Possessive and Adjectives Pronouns.
A professora de Filosofia,
utilizando algumas propagandas, levou os alunos a identificar o
padrão estético propagado pelas revistas de saúde atuais e através
de uma enquete questionou os alunos sobre qual seria a razão de se
submeterem a algum tipo de dieta: se por motivos de saúde ou por
beleza. Após discutir e refletir sobre os conceitos de Saúde e
Qualidade de Vida analisou-se suas implicações no dia a dia do ser
humano.
Neste contexto se construiu a
sequência didática das aulas de química, onde se comparou as
diferentes fórmulas de emagrecimento e modelagem corporal veiculadas
pelas revistas e TV, em específico a Dieta Alcalina.
Para tanto, a professora
trabalhou com conceitos de ácidos e bases, pesquisas sobre o PH do
corpo e dos alimentos, além de experiências no laboratório com o
objetivo de constatar as aplicações desses conceitos em seu
cotidiano e educar
os hábitos alimentares dos estudantes.
Em Biologia refletiu-se sobre
as variações biológicas na espécie Humana e a questão do racismo
através de uma reportagem que aborda as raças em contraponto com a
cor da pele e o genoma humano. Sendo assim, a professora, além de
trabalhar com o conteúdo específico: estrutura
dos ácidos nucléicos, molécula de DNA como a informação
genética, processos de duplicação do DNA, transcrição do RNA e
tradução das proteínas, processos mutagênicos e os mecanismos de
reparo, trabalhou as origens históricas, sociais e biológicas das
noções de racismo e diferenciação biológica na espécie humana
buscando desenvolver concepções não-racistas da variabilidade
biológica humana.
Na
disciplina de Arte a professora buscou debater
com os alunos sobre o papel da arte no combate ao
preconceito; refletir
sobre a tolerância e o respeito à diferença e compreender os
conceitos de liberdade de expressão e censura analisando
criticamente o uso das liberdades.
Em Geografia
a professora buscou analisar
criticamente as noções de diversidade e choque cultural
reconhecendo a complexidade da formação étnico-cultural
brasileira, que não pode ser compreendida a partir do conceito de
raça.
Reconhecer as principais manifestações
sociais e culturais presentes na nossa sociedade atualmente foi um
dos objetivos da disciplina, tendo como atividade identificar os atos
de preconceito dos dias de hoje e a dificuldade na inclusão social
destas pessoas refletindo, assim, sobre a tolerância e o respeito à
diferença.
A
disciplina de História objetiva compreender as grandes navegações
do séc. XV como um marco de globalização e avaliar o encontro de
culturas provocado pela mesma identificando pontos positivos e
negativos.
Através
de atividades diversificadas comparar os aspectos de vida européia
do século XV com a cultura indígena da América e exprimir o
conceito de cultura como algo dinâmico e plural.
A Sequência didática
utilizada pelos professores se organiza de acordo com os objetivos
específicos de suas disciplinas, porém com a finalidade de
partilhar o que cada um entende por Diversidade cultural, apresentar
o tema para a sala dando indicações da Diversidade cultural que
existe, desenvolver
uma metodologia de pesquisa científica
e registrar e divulgar alguns momentos e atividade no blog e facebook
da escola.
As estratégias e recursos da
aula envolveram data
show, vídeos, aula dialogada, audio, leitura de texto, interpretação
de texto, produção de texto, revistas, computador para pesquisa na
internet, montar slides e postagens, máquina digital.
Sábado, dia 11 de outubro, às
19:30h, no Ginásio de Esportes “André Colombo”em Ouro/SC, a
Escola Silvio Santos realizou a sua IV Noite Cultural intitulada “Nós
no Plural”, a qual teve por objetivo divulgar os trabalhos
realizados e envolver a comunidade escolar. Este ano com a parceria
do NEPRE (Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento
às violências na Escola) ativo em nossa Unidade Escolar desde 2013.
Contamos, também, com a participação de outras escolas Vilarino
Dutra de Ouro/SC, Mater Dolorum de Capinzal/SC e da Cia de dança em
Ritmo de Ipira/SC.
Este foi o evento resultado
das atividades realizadas na escola durante a Semana
Estadual da Cultura da Paz,
de 05/10 a 12/10 instituída pela Lei Estadual nº 13.834, de 21 de
agosto de 2006. A semana objetiva refletir e sensibilizar a
comunidade escolar para a cultura da Paz, a qual visa substituir a
violência instalada em nossa sociedade por atitudes cidadãs e
pacíficas, a partir do processo de Educação para a Paz. A Escola
de Educação Básica Prefeito Silvio Santos abraça esta causa.
Os
conceitos desenvolvidos durante as aulas e todas as atividades
desenvolvidas serão avaliados nas atitudes dos alunos nos trabalhos
de grupo, nas discussões, na forma de expressar suas opiniões e na
participação das interações em sala de aula.
A
avaliação deste projeto se dará através de um questionário com
os alunos e pais ao final das atividades.
Referências
Maria
José Sá Correia, Luís Mendes, José António Sant'Ana. Educar
para a Diversidade, Valores e Atitudes: - Que propósitos, prática e
perspectivas? Maio
de 1999. Disponível em <http://www.ipv.pt/millenium/16_va11.htm>
Acesso em: 15 de setembro de 2014.
ASSIS,
Simone Gonçalves de; CONSTANTINO Patrícia; AVANCI Joviana Quintes
(orgs.). Impactos da violência na escola: um diálogo com
professores. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/ FIOCRUZ,
2010.
BENEVIDES,
Maria Victoria. Educação em direitos humanos: de que se
trata? Texto apresentado na Palestra de Abertura do Seminário de
Educação em Direitos Humanos. São Paulo: 2000.
DEBARBIEUX,
Eric. Violência nas escolas:
dez abordagens europeias.
Brasília, DF: UNESCO, 2002.
BRASIL,
Secretaria de educação Básica.
Formação de professores do ensino médio, etapa I – caderno II: o
jovem como sujeito do ensino médio/ Ministério da Educação.
Secretaria da educação Básica; [organizadores: Paulo Carrano,
Juarez Dayrell] – Curitiba: UFPR/Setor de Educação,2013. 69p.:il.
SANTA
CATARINA, Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino
Fundamental, Ensino Médio: (Disciplinas Curriculares).
Florianópolis: COGEN, 1998.(a)
SANTA
CATARINA, Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
Proposta Curricular de Santa Catarina:
Educação
Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio: (Temas
Multidisciplinares). Florianópolis: COGEN, 1998.(b)
HISTÓRIA
QUÍMICA
Unidade Didática de Língua
inglesa para o ensino Médio sobre diversidade
Objetivos:
- Introduzir, desenvolver e implementar vocabulários e expressões em inglês;
- Desenvolver habilidades de audição, reconhecimento, pronúncia, escrita e leitura em inglês;
- Instigar os alunos a buscar o significado de novas palavras;
- Utilizar os temas transversais previstos nos DCEM de forma interdisciplinar;
- Compreender e interpretar os textos apresentados;
- Revisar o uso das Interrogative words Whs;
- Relembrar o uso dos Personal, Possessive and Adjectives Pronouns.
Warm up:
Perguntar aos alunos:
- Qual é o significado da palavra “diversidade”? (What´s the mean of “diversity”?)
- Em que locais as encontramos?(Where to find them?)
- Nos dias atuais, quais são os pontos mais comentados pela TV no que se refere à diversidade? (These days, what are the points most commented on TV with regard to diversity?)
- Como a mulher é representada?(How women are represented?)
- Ainda existe racismo?(Is there racism?)
Pré
listening
- Os alunos irão assistir o vídeo “Como a mídia afeta as mulheres” https://www.youtube.com/watch?v=JfyhTxI7UqM . O vídeo é legendado e é de aproximadamente cinco minutos;
3º PASSO
Skimming
- Os alunos serão questionados a respeito do vídeo, se concordam ou não com as informações ali apresentadas;
- Os alunos citarão outros exemplos de diversidade nos dias de hoje.
4º
PASSO:
Reading
- Os alunos visualizarão uma imagem sobre a qual será falada no texto sobre Racismo;
- Os alunos irão fazer uma leitura de reconhecimento do texto, em seguida serão esclarecidas dúvidas sobre o vocabulário;
Racism
Racism is treating someone unfairly
simply because they belong to a different race or culture. It is
illegal to treat people differently because of their race and no one
has the right to make you feel bad or abuse you.
What is racism?
Racism is when someone is
treated differently or unfairly just because of their race
or culture.
People can also experience prejudice
because of their religion or nationality.
It is illegal to treat people
differently or unfairly because of their race and nobody has the
right to make you feel bad or abuse you.
Racism takes many different forms
which can include:
- written or verbal threats or insults
- damage to property, including graffiti
- personal attacks of any kind, including violence
Why some people are racist
Someone who is a racist can feel
threatened by anyone who is from a different race or culture.
Our views and beliefs develop as we
grow up. If a child or young person grows up within a racist family,
or has friends who are racist, they may believe that racism is normal
and acceptable.
Prejudice of any kind is often based
on ignorance and fear of things that are different.
Unfortunately,
racism can exist in all races and cultures. If someone is abused or
treated unfairly just because of their race, background or culture,
this is racism – no matter where they are from.
You can
also be affected by racism which isn’t directed at you. For
example, if you hear someone discriminating against someone else’s
culture, you might still find it offensive even if you’re not from
that culture.
Racial
discrimination means someone has been treated unfairly because of
their race. It can mean not having the same opportunities, respect or
support as other people because of your ethnicity. It can also mean
people from certain ethnic backgrounds are blocked from achieving
their goals in life. Discrimination is illegal.
Sometimes
racial discrimination can happen if there are rules that only affect
one racial or religious group. For example, if Jewish boys are not
allowed to wear a yarmulke or if a Sikh person is not allowed to wear
a turban, this is racial discrimination. However, teachers may ask
someone not to wear religious clothing if it is a reasonable request
– for example, if the clothes could be dangerous to wear during PE.
Sometimes
people discriminate against other people without meaning to – this
is still wrong.
Stereotypes
are used to describe the behaviour of a certain group of people –
like people from the same race, religion or type of job. Stereotypes
are often wrong because they assume that everyone from a certain
group acts in the same way.
Racial
stereotypes often bring out racist attitudes. Even if it wasn’t
your intention to be racist, using racial stereotypes can subtly
change the way you behave with someone from a different race.
5º
PASSO:
Text
comprehension:
6º
PASSO:
Grammatical
issues:
7º
PASSO:
Exercises:
FINAL
ACTIVITY
HOMEWORK
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS: