quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pré-Modernismo

O Pré-Modernismo é um termo rico que designa toda uma vasta produção literária correspondente aos primeiros vinte anos do século XX.
Enquanto a Europa se prepara para a Primeira Guerra Mundial, o Brasil vive a República do café-com-leite, dos grandes proprietários rurais. É a época áurea da economia cafeeira no Sudeste, é o momento da entrada de grandes levas de imigrantes, notadamente italianos; é o esplendor da Amazônia, com o ciclo da borracha; é o surto da urbanização de São Paulo.
Porém, toda essa prosperidade vem deixar cada vez mais claros os fortes contrastes da realidade brasileira. Por isso, é um tempo de agitações sociais.
Nesse contexto literário, surgem autores como: MONTEIRO LOBATO, LIMA BARRETO, EUCLIDES DA CUNHA e GRAÇA ARANHA, os quais abordam temas que se destacam a denúncia da realidade brasileira, o regionalismo, os tipos humanos marginalizados, e a ligação com fatos políticos, econômicos e sociais contemporâneos.
A partir do estudo desta época literária, os alunos da 3ª 301 (ensino médio) da professora Patrícia Bof, produziram um trabalho relacionando todos os temas do Pré-Modernismo à situações do Brasil atual, por exemplo: manifestações populares, royalties do petróleo, saúde pública, reforma agrária, imigração.
Partindo da pesquisa a respeito destes temas, fizeram associações, comentários críticos, análises e ilustrações, que culminaram na construção de um Painel nas dependências da Escola.
Obras literárias, autores e temas trabalhados:
1 - OS SERTÕES (Euclides da Cunha): Guerra de Canudos, violência e fanatismo, lutas por territórios.
2 - SÍTIO DO PICA PAU AMARELO e JECA TATU (Monteiro Lobato): Polêmica a respeito da exploração do petróleo no Brasil, movimento sanitarista, distribuição de terras.
3 - CANAÃ (Graça Aranha): Imigração, Nazismo, a lei do mais forte.
4 - TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA (Lima Barreto): Crítica à República, preconceito racial, militarismo, nacionalismo.
 

Nenhum comentário: