segunda-feira, 17 de abril de 2017

PARABÉNS - OURO 54 ANOS

TEXTO PRODUZIDO PELA ALUNA: ANDRIELEN APARECIDA DE OLIVEIRA

Ouro, terra de grandes tesouros...
                Nasci e cresci nessa terra... E tenho um orgulho imenso em dizer “sou Ourense”, sou do oeste catarinense, daquela pequena cidade de origem italiana que modestamente chamam de Ouro.
            Quero falar a vocês um pouco sobre ela... quero falar a vocês um pouco sobre mim... Porque eu faço parte dela, e ela faz parte de mim...
            Quero falar daquele céu, daquele sol, que bate nas imensas lavouras de trigo e me fazem pensar que estou vendo um mar de Ouro.
            Quero falar daquela terra, marrom, fértil, que produz aquele alimento com gostinho de quero mais...
            Quero falar da sua história, da sua gente, do seu brilho e da sua preciosidade, quero falar dela, da minha terra, do meu Ouro... do nosso Ouro
            No dia 20 de outubro de 1906 chegavam aqui os primeiros colonizadores que fundaram uma pequena vila, a qual politicamente pertencia a Campos Novos, depois a Joaçaba e posteriormente a Capinzal, foram 18 anos de dependência...
Mas aquela vila, aquele pedacinho do mundo, aquele pequeno tesouro, começara a crescer, começara a se destacar, começara a querer ser mais... Então no dia 7 de abril do ano de 1963 o sol brilhou mais forte, bateu naquele trigo e não se teve dúvida alguma...ali nascia Ouro... ali nascia o início de uma grande história, tal que vai crescendo e surpreendendo a cada dia...
            Mas quero falar ainda mais... quero falar dessa gente, que trabalha, luta, acolhe, um povo simples, humilde, corajoso...
            Quero falar do meu orgulho de ser fruto deste chão, de ter em minhas raízes marcas ourenses...
Quero que todas as gerações saibam o quão feliz fui e sou vivendo aqui...
Quero que esse brilho e essa preciosidade de ser ouro nunca se percam que essa essência esteja em nossa vida sempre... e que a cada dia que passar eu acorde e agradeça a Deus por estar aqui, e fazer parte desse pedacinho do planeta...
Eu quero um dia poder mudar o mundo, mas se isso não acontecer fico satisfeita em saber que fiz o que pude, falei, lutei, e amei o lugar onde vivo...
Os brasileiros hoje podem estar passando por momentos difíceis, mas isso não quer dizer que não tenhamos muitos motivos para sorrir... porque está terra da qual estou falando é aquela que nos dá muitas possibilidades de ser feliz...
Hoje Ouro completa mais um ano de emancipação, são 54 anos história... mas, já parou para pensar que o aniversariante do dia é você, sou eu, porque nós formamos esse lugar, nós somos essa terra, nós somos este chão...
Esse é o meu município, esse é meu Ouro do qual tanto queria lhe falar, esse é o lugar do qual me orgulho de fazer parte!

“Ouro é um jardim colorido cujo povo unido faz florir mais e mais...”

FOTOS EM ANEXO:
DECLAMAÇÃO DA ALUNA...






PARABÉNS AO NOSSO MUNICÍPIO E A NOSSA ALUNA...

Nenhum comentário: